Notas Iniciais

 

O HUB H5P.ORG versus H5P.COM

No endereço h5p.org, apenas algumas atividades estão disponíveis gratuitamente. Caso se selecione um conteúdo não disponível, o utilizador é redirecionado para o site comercial, h5p.com, onde (resultado da última experiência) a duração e funcionalidade dos H5P construídos está limitada no tempo.

No entanto, o HUB h5p.org aceita o upload de atividades de autor que não estejam disponíveis para construção.

Em alternativa apresenta-se pois a construção dos atividades usando uma plataforma.

Para fazer o download de todos os exemplos do hub h5p.org utilizar este aplicativo

O Editor de Texto do H5P

O editor de texto usado pelo H5P é um versão simplificada do ckeditor e, dependendo das atividades, apresenta mais ou menos opções. A limitação dos caracteres e tipos de letra é ultrapassada utilizando Unicode (site abaixo). Num editor Unicode, basta, como no site, copiar o texto pretendido e colar no editor do H5P.

Unicode Online

Relativamente a Fórmulas, a ausência de algumas expressões e símbolos simples (os símbolos do Word têm este formato) pode ser resolvida da mesma forma que os diferentes tipos de carateres, como explanado acima.

Fórmulas matemáticas

O H5P aceita uma notação denominada LaText, sendo que o procedimento é similar: escrever a fórmula num editor que trabalhe em LaText e colar no editor do H5P. Duas Questões:

  • É necessário instalar na plataforma uma componente especifica do H5P,
  • Em algumas plataformas, dado tratar-se de uma linguagem de programação, pode não estar disponível, por motivos de segurança.
  • Nesta plataforma é possivel escrever as fórmmulas diretamente no editor de texto do H5P, em modo visual, devido à instalação de uma biblioteca extra.

Exemplo clicando AQUI

Cores no Editor de Texto

Em basicamente todos as atividades é possível escolher e aplicar uma cor exata. No entanto alguns usam o código hexadecimal e outros o código RGB (Red, Green, Blue). É útil pois um site conversão de cores e que nos permita escolher uma cor em qualquer um destes formatos, ou transformar uma cor entre aqueles dois formatos. Existem bastantes, mas o seguinte é dos mais antigos, ainda programado em ASP:

https://www.w3schools.com/colors/colors_picker.asp

Transformação de Powerpoint (.pptx) para H5P

Está disponível um script (foi ligeiramente alterado) que transforma o ficheiro Powerpoint numa imagem por diapositivo e reúne, em segundos, as mesmas numa atividade do tipo Diapositivos Interativos (Course Presentation) sem interação.

Download do Script modificado

Transformação do H5P para SCORM

Existem um conjunto de Scripts que operam esta transformação, em qualquer atividade H5P. São necessárias características especiais do servidor onde os mesmos são instalados. Existe no entanto um site que o faz gratuitamente. Esta operação funcional em qualquer plataforma apresenta uma ligeira desvantagem: alguns componentes javascript não são incluidos no pacote SCORM e a necessidade de aceder aos mesmos, externamente, torna o SCORM um pouco mais lento.

(É possível também usar software para esta transformação)

Site para transformação

Transformação do H5P em ficheiro HTML5

É possível a transformação de um conteúdo H5P para HTML5 (um ficheiro html incluindo os elementos multimédia, ou opção de um ficheiro html com os ficheiros multimédia exteriores ao mesmo). Qualquer uma das opções anteriores permite ainda ao ficheiro html gerar um ficheiro de Learning Analytics a enviar ao educador. Duas opções podem ser utilizadas:

  • O ficheiro é colocado num servidor e o endereço fornecido aos alunos
  • O ficheiro é enviado aos aluno que deverão devolver o output com os resultados

Incorporação do Ficheiro H5P em Teams

Apesar do HUB h5p.org, não disponibilizar todos os tipos de atividades gratuitamente, aceita (atenção que a mudança é a única coisa constante e omnipresente) o upload de todos os tipos de atividades . Existe limite quanto à dimensão do ficheiro carregado, rondando os 10 MB. Basta incorporar o endereço do conteúdo no Teams, utilizando a ferramenta "Site". Tendo em conta que cada conteúdo é identificado no HUB com um código numérico, pode ser usado o endereço simples ou o de incorporação, conforme os exemplos abaixo (apenas vai variar aquele código):

 

No Caso de Ficheiros H5P deste Site teremos:

https://www.h5p.pt/node/169

https://www.h5p.pt/h5p/171/embed

Extensão dos ficheiros H5P

Os ficheiros H5P tem extensão .h5p e podem ser abertos com qualquer software de compactação, tal como os ficheiros SCORM (WinZip, WinRAR, 7Zip, etc.). No interior dos mesmo é fácil perceber uma estrutura onde constam as librarys necessárias e uma pasta denominada content,onde estão as imagens e vídeos incorporados (pode ser assim analisado quais os ficheiros que estão a contribuir para uma eventual excessiva dimensão do ficheiro H5P).

Dado que os ficheiros contém as Librarys necessárias, também são possíveis de isolar e alterar.

A dimensão dos ficheiros H5P

Reduzir a dimensão das imagens e vídeos utilizados e dos ficheiros/ atividades resultantes envolve outra questão, para além da performance do binómio plataforma x conteúdo: os ficheiros no Banco de Conteúdos são contabilizados na quota de ficheiros privados, por defeito 100MB (pode ser alterada no painel de administração da plataforma).

Construir H5P em Modo OFFLINE sem plataformas